Um frontal de altar em “couro dourado”/guadameci na Igreja de Santa Eulália, em Vimioso (Trás-os-Montes)

Franklin Manuel Pereira

Resumo


Resumo: O presente textoaborda um frontal de altar em guadameci, presente na Igreja de Santa Eulália,Vimioso; o autor descreve a técnica, a sua origem ibérica, os padrões correntes na época tardo-medieval, e o desenvolvimento da arte fora da Península, nomeadamente a produção industrializada dos Países Baixos do século XVIII, onde se inscreve o frontal em estudo. Considera ainda a partilha de estéticas entremanufacturas – tapeçarias, pintura em tábua e em parede – e a existência deoutros frontais de altar em guadameci em Trás-os-Montes. Abstract: This article takes into account a gilt leather altar front in the churchof Santa Eulália, Vimioso; the author describes the technique, its Iberian origin, the usual patterns in late medieval times, and the further developmentof the art outside the Iberian Peninsula, particularly the industrialized production of the Low Countries in the 18th century, from where this altar front came. It takes into account the sharing of aesthetics betweenmanufactures – tapestries, paintings on wood and on walls – and other altarfronts in gilt leather that exist in Trás-os-Montes.

Palavras-chave


Guadameci - património

Texto Completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN 2183-0703. Revista do Instituto de História da Arte - Centro de Investigação. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa