Italian Conections: as cercaduras acânticas dos manuscritos hebraicos portugueses e suas eventuais relações com a iluminura napolitana

Tiago Moita

Resumo


ResumoEntre as composições mais característicasdos manuscritos hebraicos iluminados pela “Escola de Lisboa” destacam-se, pelasua exuberância e originalidade, as cercaduras preenchidas com folhagensacânticas e motivos zoomórficos. Eventualmente relacionados com estas moldurasencontra-se um conjunto significativo de livros de horas, copiados e iluminadosem Nápoles, entre cerca de 1460 e 1470, portanto, nos anos imediatamenteanteriores à produção portuguesa, que aqui documentamos pela primeira vez. Oseu estudo é imperioso, abrindo pistas de investigação absolutamente inovadorasem relação às eventuais conexões da iluminura hebraica portuguesa com outrasescolas artísticas coevas. AbstractAmong the most characteristiccompositions of Hebrew manuscripts illuminated by the "Lisbon School"stands out, for their originality and exuberance, the bordersfilled with foliage of acanthus leaves and zoomorphic motifs. Possibly relatedto these frames, we found a significant number of books ofhours, copied and illuminated in Naples circa 1460 and 1470, therefore, in the years immediately preceding the Portuguese production documented in thispaper for the first time ever. The study of those pieces is imperative, since it can delineate absolutelyinnovative research lines regarding possible connections of theHebrew Portuguese illumination with other art schools coeval.

Palavras-chave


iluminura Hebraica; Portugal; Livros de Horas; Nápoles

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ISSN 2183-0703. Revista do Instituto de História da Arte - Centro de Investigação. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa